Feira das Yabás

Oswaldo Cruz

Praça Paulo da Portela - Turiaçu, Rio de Janeiro

  • Beber
  • Comer
  • Dançar
  • Evento
  • Ouvir músicas
  • Sentar e conversar

tel: (21) 31165144

http://www.fdy.com.br/

Segunda-feira -
Terça-feira -
Quarta-feira -
Quinta-feira -
Sexta-feira -
Sábado -
Domingo 13:00 -
Uma das grandes atrações do subúrbio é a Feira das Yabás. Famosa em toda a cidade, é um evento de "Música e Gastronomia Negra Carioca", como denominam seus organizadores.

A festa acontece na Praça Paulo de Portela e é marcada por dois pontos altos: música e comida. No centro, um palco comandado por Marquinhos de Oswaldo Cruz sempre leva convidados para o samba que rola do início da tarde até altas horas. Ao redor do palco, 16 barraquinhas são comandadas por 16 yabás diferentes – termo usado para as orixás femininas – com comidas típicas do subúrbio carioca. Cada barraca tem um prato que é o carro chefe, como a Rabada, a Tripa Lombeira, o Bobó de Camarão, o Mocotó ou até mesmo o Jiló Frito. Além dos pratos principais, cada barraca vende cerveja e diversos petiscos, como pastéis e salgadinhos. Uma das barracas é também especializada em doces dos mais variados. Para almoçar no local, é bom chegar cedo – A partir das 15h as comidas já vão começando a acabar e as porções ficam menores, pra quem só quer matar a vontade.

A partir das 18h, as yabás começam a fechar suas barracas – o que não indica o fim da festa. Liberadas do trabalho, elas vira e mexe sobem ao palco para mostrar que têm samba no pé durante os shows.

A feira é uma festa de rua que vale a pena conhecer. Com cultura, gastronomia, música e muita festa, o evento consegue manter vivo e celebrar a tradição local. Valorizam a história do lugar – berço da Portela –, as cozinheiras mais velhas (algumas com quase 90 anos!), as comidas mais típicas e os sambas mais antigos. Imperdível.

– foto por Diana Dias em 29/11/2015

– foto por Diana Dias em 29/11/2015

– foto por Diana Dias em 29/11/2015

– foto por Diana Dias em 29/11/2015

– foto por Diana Dias em 29/11/2015

– foto por Diana Dias em 29/11/2015

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

AVALIE O LOCAL

Você precisa enviar uma foto ou um comentário

Enviado com sucesso!